Internacionalização: Histórico, Descrição e Atuações

               A UFMS, em 2019, estabeleceu convenio com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) com o propósito estruturar e executar o Projeto “UFMS Internacional – Conexão com o Desenvolvimento Científico, Inovação e Empreendedorismo para a Excelência na Internacionalização”:

– Com os seguintes objetivos específicos: 1.promover a internacionalização nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu e nos Grupos de Pesquisa; 2. promover a internacionalização nos cursos de graduação; 3. consolidar parcerias internacionais; 4. fortalecer a política de acolhimento e recepção de estrangeiros; 5. fomentar a qualificação, em âmbito internacional, de professores, pesquisadores e técnicos- administrativos; 6. consolidar a política de empreendedorismo e inovação por meio de parcerias com instituições no exterior; 7. estimular a ampliação do ambiente internacional na UFMS.

– Com as seguintes metas: realização de missões internacionais Prospecção de novos acordos para ampliação das relações internacionais Fomento a ações de intercâmbio/estágios de curta duração para docentes, técnicos e discentes, estruturação e implantação da Central de Tradução para Internacionalização – CETRA Estruturação e implantação de Escritório de Apoio a Projetos de Cooperação Internacional.

               Este foi o primeiro passo para a realização de missões internacionais a países vizinhos no sentido de estreitar relações de pesquisa e cooperação, intercâmbio e viabilizar intercâmbio de alunos. O link pra este acordo está em https://aginova.ufms.br/files/2020/02/Contrato-105-2019.pdf. Com este acordo homologado, esperamos estreitar cada vez mais os laços com as Universidades de países vizinhos.

               Para fortalecer os laços com os países vizinhos há ainda a rota bio-oceanica que certamente será um divisor de águas na aproximação com os países vizinhos e a UFMS, principalmente com seus cursos de PPG na área do agronegócio têm muito a contribuir com as estratégias de defesa sanitária a serem adotadas nesta nova situação.

               Dentre os docentes do programa, 42,86% apresentaram produção intelectual em 2019 em parceria com autores de instituições estrangeiras, sendo que 33,33% da produção docente total foi publicada com autores estrangeiros. A produção com estrangeiros aumentou de 10% para 33% entre 2018 e 2019, o que reflete as políticas de internacionalização adotadas pela gestão do programa. Neste tópico serão apenas enumeradas algumas dessas publicações, mas não serão citadas as referências, para que o texto fique mais objetivo.

               Também foi observado aumento no número de projetos de pesquisa em parceria com instituições internacionais de ensino, pesquisa e ou com apoio de organizações desse caráter.

               Dentre as colaborações internacionais desenvolvidas por membros do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária UFMS (PPGCV), destacam-se dois tipos principais:

 

– Com centros de referência em países desenvolvidos: Estados Unidos da América, Canadá, Irlanda, Escócia, Alemanha e outros, que tem favorecido o crescimento científico dos docentes e dos pós-graduandos;

– Com países vizinhos: Argentina, Uruguai e Equador, que tem permitido o estudo de problemas regionais.

 

               Em 2019 dois docentes saíram para pós-doutorado: Prof. Breno Fernandes Barreto Sampaio (sob supervisão da Dra Katrin Hinrichs) na TEXAS A & M UNIVERSITY (06 de setembro de 2019), Texas, EUA, e a Profa Fabiana Andrade Melo Sterza, no LEIBNIZ INSTITUTE FOR FARM ANIMAL BIOLOGY, INSTITUTE FOR REPRODUCTIVE BIOLOGY, Dummerstorf, Alemanha.

 

               Em novembro de 2018, a Profa Raquel Soares Juliano esteve em Riobamba (Equador) para participar do “XIX Simposio Iberoamericano sobre Conservación y Utilización de Recursos Zoogenéticos”. Este também como coordenadora representando do Brasil na Red Conbiand, uma rede ibero-americana de pesquisadores em conservação de recursos genéticos animais, que resultou na realização, em 2019, do “XXX Simposio Iberoamericano sobre Conservación y Utilización de Recursos Zoogenéticos”, na cidade de Corumbá-MS. A organização foi uma parceria entre Embrapa e UFMS.

 

               Em 2015, o prof. Fernando de Almeida Borges retornou de estágio pós-doutoral realizado na FREIE UNIVERSITÄT, Berlim, Alemanha. Desde então vem realizando alguns projetos em conjunto com a mesma instituição. Dessa parceria, está sendo desenvolvida a tese de doutorado da discente Mariana Green de Freitas, do PPGCV, sob co-orientação do Prof. Georg Samson-Himmelstjerna. O prof. Fernando apresenta também estreita relação com Multinacionais, como a MSD, que resulta em projetos conjuntos como, por exemplo, o “Onset of Activity and Duration of Efficacy of Bravecto® Against Tunga penetrans in dogs”, qual tem como participantes: Dr. Emmanuel Thomas, MSD Animal Health Innovation GmbH (emmanuel.thomas@msd.de); Rafael Chiummo, DVM (rafael.marin.chiummo@msd.de); Dra Anja Heckeroth, Director Research Antiparasitics (anja.heckeroth@msd.de); Sabrina Fuhrmann (sabrina.fuhrmann@msd.de); Dr. Jürgen Krücken, Freie Universität Berlin (Juergen.Kruecken@fu-berlin.de); Prof. Dr. Georg Samson-Himmelstjerna, Freie Universität Berlin (samson.georg@fu-berlin.de); Zelina Freire dos Santos (discente do PPGCV); Profa Renata Santiago Alberto Carlos, State University of Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brazil. Este mesmo docente participou, em 2019, de bancas de defesa apresentada por alunos de instituições pertencentes a outros países, e como avaliador de projetos de pesquisa, os quais estão listados a seguir:

-Banca de defesa de doutorado de Sylvia Squire. Molecular epidemiology of gastrointestinal parasites in farmers and their ruminant livestock in Ghana. 2019. Murdoch University, Austrália.

– ADMISION PLANILLA DE EVALUACION DE PROYECTOS AL DOCTORADO EN CIENCIA ANIMAL Facultad de Ciencias Veterinarias – Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. NOMBRE DEL POSTULANTE: Mariana Fuentes. TITULO DEL PROYECTO: Resistencia antihelmíntica en bovinos: Caracterización in vitro y molecular del proceso de recuperación de la eficacia de ivermectina basado en el recambio de la población parasitaria.

 

               Além da citada acima, outra parceria com a Alemanha é conduzida pela Profa Fabiana Sterza, no LEIBNIZ INSTITUTE FOR FARM ANIMAL BIOLOGY, INSTITUTE FOR REPRODUCTIVE BIOLOGY, Dummesdorf, desenvolvendo projetos de pesquisa denominados: “Aspectos biológicos e reprodutivos de termotolerância em fêmeas bovinas submetidas a biotecnologias da reprodução” e “Análise da influência das condições climáticas sobre as modificações epigenéticas de embriões bovinos”. A parceria da Profa Fabiana permitiu que seu orientado, o discente Christopher Júnior Tavares Cardoso, realizasse doutorado sanduíche (2018-19), sob supervisão do Dr. Ralf Pöhland no Leibniz Institute for Farm Animal Biology, Institute for Reproductive Biology, Dummerstorf, Alemanha. Neste período desenvolveu o trabalho “Efeitos da tensão de oxigênio e l-carnitina na qualidade e criotolerância de embriões bovinos produzidos in vitro”. Em 2019 a Dra Fabiana retornou para a Alemanha para novo estágio de pós-doutorado em que trabalhou com avaliações ligadas ao projeto “Lipid metabolism and mitochondrial activity in bovine oocytes and embryos produced in vitro with different developmental kinetics”. Ainda em 2019, os resultados dessa parceria foram a publicação de um artigo em periódico científico e de um artigo técnico em revista online alemã (clique aqui para acesso às publicações).

 

               O Prof. Eriklis Nogueira retornou de estágio pós-doutoral, realizado sob supervisão do Dr. Peter Sutovsky, do College Agriculture, Food & Natural Resources, MISSOURI UNIVERSITY, EUA, em que nesta oportunidade levou parte do material de pesquisa da discente de doutorado Camile Sanches Silva, sua coorientanda e orientada da Profa Eliane Vianna da Costa e Silva. As parcerias internacionais estão em pleno desenvolvimento, com projetos aprovados com colaboração do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e publicação de resumos em congressos internacionais como o International Bull Fertility Conference, 2018, Westport, Connecticut, EUA, e preparação de artigos como resultado do período de atividades na MISSOURI UNIVERSITY. Em 2019, estas parcerias resultaram na publicação de dois artigos científicos em parceria com o Dr. Peter Sutovski, bem com na vinda deste pesquisador para contribuir com a disciplina de Análise Laboratorial do Sêmen, do PPGCV, abordando o conteúdo de sua expertise: técnicas que utilizadas em seu laboratório, teoria e prática sobre o tema. O Dr. Eriklis Nogueira também tem mantido estreitas relações de cooperação com os seguintes pesquisadores: Karl Kerns e Sofia Ortega, ambos da MISSOURI UNIVERSITY, Milo Wiltbank and UNIVERSITY OF WISCONSIN, Wisconsin, EUA, e Eli Sellem do National Institute for Agricultural, Food and Environmental Research (INRAE), França.

 

               O Prof. Gustavo Guerino Macedo trabalha em parceria com universidades do exterior, nacionais e empresas multinacionais. No quesito internacionalização, possui projetos (com grant nacional) em andamento no Canadá, em parceria com o Dr. Jaswant Singh e Dr. Dinesh Dadarwal do ONE REPRODUCTIVW HEALTH, da SASKATCHEWAN UNIVERSITY. O Prof. Gustavo também mantém parceria com a TEXAS A&M UNIVERSITY, Texa, EUA, desde o período de seu doutoramento em 2008, o qual foi realizado no laboratório do falecido Dr. Amstalden; esta parceria vem resultando em publicações e intercâmbio de estudantes. O docente mantém parceria com a Dra Katrin Hinrichs, TEXAS A&M UNIVERSITY, referência mundial em reprodução de equinos com modelos para humanos, a qual tem rendido publicações em congressos e revistas científicas, e a visita de uma técnica do laboratório da Dra Hinrichs, ao PPGCV, por seis meses. Dentro deste bom relacionamento por indicação do Prof. Gustavo, a Dra Hinrichs recebeu o Prof. Breno Fernandes Barreto Sampaio para estágio pós-doutoral na TEXAS A&M UNIVERSITY, desde 06 de setembro de 2019.

 

               O Prof. Flábio Ribeiro de Araújo sempre esteve em intensa parceria internacional com INTA-ARGENTINA, USDA-EUA, MICHIGAN STATE UNIVERSITY-EUA e INSTITUTE FOR GLOBAL FOOD SECURITY, SCHOOL OF BIOLOGICAL SCIENCES, QUEEN’S UNIVERSITY, Belfast, Reino Unido. Ao longo dos anos, essas parcerias tem resultado em produção científica relevante e permitiu que a discente Rudielle de Arruda Rodrigues, do PPGCV, obtivesse oportunidade de estágio internacional por 180 dias para desenvolver o projeto de pesquisa intitulado: “Sequenciamento genômico para análise de persistência local e disseminação de focos de tuberculose bovina”, sob orientação do Dr. Rowland Raymond Kao, Genetics and Genomics Department, The Royal (Dick) Veterinary School, THE UNIVERSITY OF EDINBURGH, Edimburgo, Escócia.

 

               O grupo de docentes do Laboratório de Anatomia Patológica (LAP): Profs Ricardo Antonio Amaral de Lemos e Danilo Carloto Gomes ministram uma série de disciplinas que se caracterizam como Seminário Histopatológico Semanal, baseadas em disciplina idêntica usada para treinamento de patologistas americanos pelo The Joint Pathology Center ([JPC] Centro de Patologia Conjugado) do Programa de Residência em Patologia Veterinária do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. A principal colaboração internacional do LAP é com o Ars Poisonous Plant Research Laboratory, do USDA. Essa parceria se originou durante a execução do INCT (Tecnologias para o controle de intoxicações por plantas), sendo caracterizado principalmente pelo envio de amostras de plantas para identificação de princípios tóxicos, que resultou na publicação de um artigo científico em conjunto. Atualmente, o LAP possui colaborações com a TEXAS UNIVERSITY e com o INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGACIÓN AGROPECUARIA (INIA), Uruguai, que envolvem a realização de estudos sobre doenças de ocorrência comum estudadas por essas instituições de pesquisa. Em 2019 em parceria com o Uruguai, na pessoa do Dr. Franklin Riet Correa, resultou na publicação de um artigo científico. O professor Danilo, em colaboração com o Prof. Daniel Rissi, ATHENS VETERINARY DIAGNOSTIC LABORATORY, UNIVERSITY OF GEORGIA, Georgia, EUA, também publicou um artigo científico.

 

               A professora Thyara Deco e Souza faz parte da coordenação do grupo de pesquisa “Reproduction for Conservação – REPROCON” (http://www.reprocon.org/index.php/pt/), do qual são integrantes a pesquisadora Cristiane Schilbach Pizzutto, da UNIVERSIDADE PAULISTA, e o Dr. Hernan Baldassarre, FACULTY OF AGRICULTURAL AND ENVIRONMENTAL SCIENCES, MCGILL UNIVERSITY, Quebec, Canadá. O grupo desenvolve projetos relacionados com o uso de tecnologias reprodutivas aplicadas a conservação de animais selvagens. Em 2019, a Dra Nucharin Songsasen, SMITHSONIAN CONSERVATION BIOLOGY INSTITUTE (SCBI), Virginia, EUA, recebeu para estágio o pós-doutorando supervisionado pela Profa Thyara De Deco e Souza, Antonio Carlos Czermar Junior.

 

               O Prof. Renato Andreotti e Silva mantém as seguintes parcerias internacionais:

– Entre a Embrapa Gado de Corte e a ARS/USDA, EUA, para o desenvolvimento de pesquisa sobre vacina contra o carrapato-do-boi, por meio do Dr. Adalberto A. Pérez de Léon.

– Entre a Embrapa Gado de Corte e INSTITUTO NACIONAL de INVESTIGACIONES FORESTALES, AGRÍCOLAS Y PECUARIAS (INIFAP), Veracruz, México. Por meio do Dr. Francisco Barradas, para o desenvolvimento de pesquisa sobre resistência carrapatos e acaricidas.

– Entre Embrapa Gado de Corte e MAKERERE UUNIVERSITY (College of Veterinary, Animal Resources and Biosecurity), Kampalla, Uganda, desenvolvendo o projeto: “Anti-tick vaccine technology for adoption in strategic control of ticks and tick-borne diseases in Uganda”, em parceria com a Dra Margaret Saimo-Kahwa.

 

               O Prof. Felipe Bisaggio Pereira mantém parceria com o Institute of Parasitology, Biology Centre, CZECH ACADEMY OF SCIENCES, České Budějovice em parceria com o Dr. Tomás Scholz, desde 2015 quando cursou parte de seu doutorado sanduíche no Laboratoty of Helminthology do mesmo instituto. A partir de 2016 o docente também mantém parceria com o Dr. Ash Bullard, AUBURN UNIVERSITY, Alabama, EUA e, a partir de 2018 com as Dras Dora Davies e Lorena Gisella Ailán-Choke, ambas da UNIVERSIDAD NACIONAL DE SALTA, Salta Argentina. Estas parcerias são principalmente focadas no estudo da biologia e diagnóstico de patógenos para sanidade de organismos aquáticos, e têm rendido diversas publicações em periódicos internacionais.

 

               O Prof. Fernando Paiva tem publicado em parceria com colegas de Uganda e Etiópia, na linha de pesquisa sobre tripanosomatídeos, com os quais mantém estreita relação de cooperação.

 

               Além das iniciativas pessoais dos docentes para parcerias internacionais, apoiadas pelo PPGCV, anualmente é ofertada uma disciplina em língua inglesa (HOW TO WRITE AN ARTICLE IN ENGLISH – COMO ESCREVER UM ARTIGO EM INGLÊS), com o objetivo de estimular os discentes a se comunicarem nesta língua estrangeira, bem como aperfeiçoá-la cada vez mais.